São Paulo | Brasil

 
 
 
     
 
 

 
 

 
 

A segunda edição do Batuka! Beat acontecerá de 20 a 24 e 27 de janeiro de 2020. Uma série de workshops para ampliar os horizontes dos interessados em aprimorar seu conhecimento sobre bateria e percussão. Vera Figueiredo, Celso de Almeida, Paulo Pixu, Fernando Amaro e Nina Pará participarão do projeto. A novidade fica por conta da SAIDEIRA, uma apresentação musical, à noite, gratuita e exclusiva para os participantes do workshop do dia, para no mínimo 15 pessoas.

Com certificado de participação.

Inscreva-se e garanta sua vaga.
WhatsApp: 11.95685 7909 ou
eventos@ibvf.com.br.

As informações abaixo são para todos os workshops.

Participantes por turma: 15

Horários disponíveis:
Turma 1 | das 10h às 12h30
Turma 2 | das 14h30 às 17h
Turma 3 | das 19h às 21h30

INVESTIMENTO
   
1 workshop R$ 150,00 + 1 pocket show da SAIDEIRA gratuito
2 workshops R$ 290,00 + 2 pocket shows da SAIDEIRA gratuitos
3 workshops R$ 420,00 + 3 pocket shows da SAIDEIRA gratuitos
4 workshops R$ 540,00 + 4 pocket shows da SAIDEIRA gratuitos
5 workshops R$ 650,00 + 5 pocket shows da SAIDEIRA gratuitos


 

CELSO DE ALMEIDA                                             TERÇA | 21 de JANEIRO

CONTEÚDO

Prática de samba na Bateria com play-alongs.

Técnicas de vassourinhas e baquetas.

Leitura rítmica.

Iniciantes e avançados.










 

 

21h45 | SAIDEIRA

Celso de Almeida convida Carlinhos Noronha (contrabaixo) e Fábio Leandro (piano). Gratuito e exclusivo para participantes do workshop.


 

PAULO PIXU                                                                  QUARTA | 22 de JANEIRO

CONTEÚDO
 

RITMO, FORMA E MOVIMENTO

O workshop propõe uma vivência com alguns fundamentos e sistemas rítmicos que norteiam os conjuntos de tambores e as orquestras de percussão. Voltado para músicos percussionistas, bateristas, músicos instrumentistas e também para educadores da área musical.

Serão abordadas práticas e reflexões sobre o ritmo e seus aspectos de linguagem, de movimento e métrica.

O Ritmo: definição
O Pulso e sua relação com o padrão rítmico.
Explicação do sistema de escrita em caixas e a escrita musical ocidental.
A forma, o gesto e o movimento.
O Konnakol
O Binário (subdivisões)
O Ternário (subdivisões)
O compasso
Os ciclos
Poli ritmo fundamental 3X2 (6 pulsos) práticas e exemplos África, Cuba e Brasil
Poli ritmo fundamental 4X3 (2 pulsos) oito variações trabalhadas em grupo
Movendo-se com o ritmo, articulações de frases e intenções de afirmação e confirmação.
Cadências fundamentais tipo 1, tipo 2 e tipo 3 na música de djembe.
Repertório de canções
Pedrinha miudinha – Congo de Ouro – Afro-brasileira
Mama Wele –acalanto em dialeto Iari- Congo
Mami Wata- canção em dialeto bamanan- Burkina Faso
Engenho Novo- Jongo- Afro-brasileiro
Lolo- Famoudou Konate- Guiné

 

21h45 | SAIDEIRA

Paulo Pixu convida banda Gadiamb B. Gratuito e exclusivo para participantes do workshop.

 

 


 

FERNANDO AMARO                                            QUINTA | 23 de JANEIRO

CONTEÚDO

Compreensão e Aplicação Musical dos Rudimentos Aliados à Técnica

1ª PARTE | TÉCNICA
Técnica de mão: Traditional Grip e Matched Grip.

Up and Down e Push’n Pull: como estudar, utilizar e seus desdobramentos.
Técnica de bumbo: Heel Down e Heel Up. Abordagem da técnica tradicional para pé esquerdo, aplicada, entre tantos, por Art Blakey e Philly Jo Jones, e da Heel Up, consagrada por Tony Williams e Elvin Jones, usada até hoje.
Como simplificar o entendimento dos rudimentos, organizar o vocabulário musical e se portar dentro da música, por meio dos rudimentos.
Transcrições, audições e criações livres: como os rudimentos fazem parte do vocabulário da bateria, independentemente do ritmo abordado e como usá-los para tocar melhor.

2ª PARTE | FÓRMULA DE COMPASSO ÍMPAR

Compreensão das fórmulas de compasso 5, 7 e 11 e demonstração das principais claves que são padrões para elas.
Demonstração de como transpor músicas originalmente compostas em 3 ou 4 para 7 ou 11, interiorizando-as para além da tradicional fórmula em 4/4, usando também as fórmulas de compasso ímpares, elas que são fundamentais para a formação do músico. Exemplos: transpor as clássicas “Garota de Ipanema”, escrita em 4/4 para 7/4, e a “Someday My Prince Will Come”, escrita em 3/4 para 11/16.

 

21h45 | SAIDEIRA

Fernando Amaro convida Michel Leme (guitarra) e Jackson Silva (baixo elétrico). Gratuito e exclusivo para participantes do workshop.
 


 

NINA PARÁ                                                                        SEXTA | 24 de JANEIRO

CONTEÚDO

Do Blues ao Metal.

Do Single ao Duplo.

Do autoral ao cover.

Versatilidade e adaptação na profissão do baterista.





 

 

 

 

 

21h45 | SAIDEIRA

Nina Pará convida Tatiana Pará (guitarra). Gratuito e exclusivo para participantes do workshop.


 

VERA FIGUEIREDO                                            SEGUNDA | 27 de JANEIRO

CONTEÚDO

ESCRITA/PARTITURA
Conhecendo as figuras e suas pausas.
Leitura de caixa.
Sinais encontrados em uma partitura: clave, fórmulas de compasso, andamento, repetição, dinâmica, coda, da capo, casa 1, casa 2, casa 3, casa 4 etc.

TOCANDO
Lendo e aprendendo a tocar as notas na bateria.
Ao escutar uma música, qual é o primeiro passo? Análise das partes da música, para se aprofundar no conhecimento da sua estrutura, e então tocá-la.
O que é um chorus?

IMPROVISANDO
Onde improvisar dentro da música: no chorus inteiro? Chorus trading 4, 2? Em cima de um riff?

VOCABULÁRIO
Frases: repetição, orquestração, dinâmica, adicionando pausas, omitindo notas, contraindo e alargando uma frase.


REPERTÓRIO
Escutando e tocando músicas. Com play-along para se tocar junto.
Mapeando músicas para facilitar o trabalho.

O workshop ministrado por Vera Figueiredo é voltado aos profissionais e estudantes de música. Durante o evento, ela apresentará o Vera Cruz Island – Brazilian Rhythms for Drum Set, livro de sua autoria e de Daniel Oliveira, lançado pela editora americana Hudson Music. Também utilizará o Método Prático Berklee | Bateria - toque com sua banda, de Ron Savage e Casey Scheuerell, publicado no Brasil pela editora Passarim, com tradução da própria baterista.
Aprender é elevar o espírito para outras esferas. Acredito que este seja nosso objetivo em comum
.

 

21h45 | SAIDEIRA

Vera Figueiredo convida Marcos Romera (piano) e Carlos Ribeiro (baixo). Gratuito e exclusivo para participantes do workshop.

 

 


 


 
 
IBVF | 2010 - 2020 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tramela.

APOIO CULTURAL