VERA FIGUEIREDO nasceu em São Paulo (SP).

 

Baterista, compositora, professora e produtora cultural, artista renomada da cena da Música Instrumental Brasileira, fundou o IBVF Brasil, que tem contribuído com a educação musical há trinta anos. A escola de música está localizada na cidade de São Paulo e recebe estudantes brasileiros e estrangeiros. Ela é supervisora de curso e professora no IBVF Brasil.

 

Um DVD com as videoaulas Ritmos Afro-Brasileiros e Influência Afro-Cubana foi lançado com legendas em inglês.

 

Foi precursora da produção de workshops no Brasil, com artistas brasileiros e estrangeiros. Em 1993, ela produziu o primeiro evento da produtora IBVF Produções, um workshop com Billy Cobham, que foi integrante da Mahavishnu Orchestra e gravou com Miles Davis. Desde então, a produção de workshops, masterclasses e shows se tornou parte do calendário da IBVF Produções.


Em 1996, a IBVF Produções organizou a primeira edição do Batuka! Brasil. Hoje, o festival faz parte da lista mundial dos mais importantes eventos do gênero, com quinze edições realizadas na capital de São Paulo. Além de ser a criadora do festival, Vera também desempenha o papel de curadora e produtora artística.

 

Além trabalhar como artista contratada, curadora e participar de diversos eventos como convidada, também tem uma carreira solo significativa. Ela lançou três discos solo, contribuindo também como compositora e produtora musical: Vera Figueiredo & Convidados, From Brasil e Vera Cruz Island. Baseado no seu terceiro disco, o play-along Vera Cruz Island - Brazilian Rhythms for Drumset foi lançado pela Hudson Music. O livro conta com distribuição mundial e também está disponível em formato e-book.

 

Vem se dedicando a espalhar seu conhecimento sobre os ritmos brasileiros ao ministrar aulas, masterclasses e workshops pelo Brasil e outros países. Atualmente, vem apresentando o show Brasileira, acompanhada do Vera Figueiredo Trio. Brasileira também o título do disco no qual ela vem trabalhando.

 

Vera Figueiredo vem se apresentando nos maiores festivais de bateria e percussão nacionais e internacionais, sempre levando aos seus palcos o poder dos ritmos brasileiros. Os ritmos brasileiros têm sido a base de sua carreira solo. Seu alto nível de conhecimento sobre eles é o que atrai estudantes e admiradores da música. Também é por causa dele que ela foi convidada a se apresentar em vários países, entre eles Austrália, Portugal, Reino Unido, Suíça, Chile, Estados Unidos, Itália, Canadá, Argentina, Luxemburgo, Alemanha e Espanha..