SOBRE O IBVF BRASIL

O IBVF Brasil nasceu da iniciativa de Vera Figueiredo em criar uma escola que se dedicasse a ensinar, com propriedade, a música da bateria. Em 1990, Vera já era baterista atuante no cenário musical, compositora com um disco solo no mercado. Desde então, vieram outros discos, livro, assim como vídeos educacionais.

 

Logo após a criação da escola, também foi criada a produtora de eventos: IBVF Produções. Nos anos noventa, produzir workshops não era tão fácil como nos dias de hoje. Porém, Vera estava decidida a mostrar aos alunos do IBVF Brasil a importância do conhecimento e estreou uma extensa e invejável lista de produções com a realização do workshop do baterista Billy Cobham, seguido pelos de Carmine Appice, Dave Weckl, Clayton Cameron, Frank Gambale, Milke Stern, entre outros. Do guitarrista Mike Stern, o IBVF Produções também realizou o show com seu trio, formado pelo baterista Dennis Chambers e o baixista Lincoln Goines.

 

Vera buscava melhorar o processo de aprendizado dos alunos do IBVF, e, ao mesmo tempo oferecer boa música ao público em geral, estudantes ou não. Ela também tinha como objetivo criar espaço para novos talentos da bateria e possibilitar a eles que estivessem no mesmo ambiente que artistas renomados. Ela pensava que o intercâmbio cultural e uma excepcional experiência para o público eram essenciais; e ela ainda pensa assim. Como resultado da reflexão sobre o assunto, ela criou o festival Batuka! Brasil.

 

Em 1996, foi realizada a primeira edição do Batuka! Brasil, na cidade de São Paulo. A programação incluía shows, workshops, performances e palestras, assim como o Concurso Nacional de Bateristas. O projeto sofreu mudanças, em diversos aspectos, até que chegasse ao formato atual. No entanto, ele está sempre aberto às melhorias.

 

O Batuka! Brasil celebrou quinze edições e figura na lista mundial dos mais importantes festivais do gênero.

 

Além do curso de bateria, o IBVF Brasil também oferece o curso de percussão. O curso de teoria veio a somar à proposta de ampliar os horizontes dos bateristas e percussionistas. O Escutando, Lendo, Escrevendo e Executando atende a todos os estudantes de música, independentemente do instrumento por ele escolhido.

 

Ministradas por bateristas e percussionistas brasileiros e estrangeiros, as masterclasses têm acontecido na Sala Rubens Barsotti, no próprio IBVF Brasil. Projetos como o sérieMASTERCLASS e Batuka! Beat são ferramentas adicionais para nossos alunos aprimorarem seu conhecimento.

 

Desde 2011, o IBVF Brasil mantém uma parceria com a Faculdade Santa Marcelina, oferecendo, como opção na nossa grade, um curso preparatório para Bacharelado em Música.

 

O IBVF Brasil tem como principal objetivo oferecer ao aluno o conhecimento necessário para que ele se torne um músico capaz de atuar em várias frentes do cenário musical.

 

Vera Figueiredo continua a buscar ferramentas para auxiliar aos estudantes em sua jornada de aprendizado.